.

27.2.07

Miedo ... Medo que dá

Hoje eu senti pela primeira vez o que os americanos definem como “estado de pânico”, a incerteza de sair e não saber se vai voltar. Não aconteceu nada comigo(Graças a Deus!), mas me senti temerosa durante todo o tempo.
Peguei o ônibus para ir a faculdade e quando me vi no meio da Avenida Brasil foi me dando um estado de ansiedade que só fui entender agora. Este estado se chama: medo. Medo da violência.(!) Em 21 anos de vida pela primeira vez, e infelizmente acho que não será a única, senti medo da minha cidade, de andar por ela, de olhar os prédios que antes faziam parte da mais deliciosa sensação: de viver no Rio de Janeiro. Tinha que ficar alerta o tempo todo.(!!)
Medo de homens armados e encapuzados resolverem de novo atear fogo no ônibus, medo de bala perdida, medo de ver a violência contra uma criança, medo de assalto, medo de respirar este ar impuro, medo de viver e de deixar de viver... Sem dúvida esta é pior sensação do mundo: de se sentir inseguro a cada minuto.
Não gosto de andar segurando a bolsa, de desconfiar de quem está ao meu lado e se este demorar mais de meio segundo me olhando eu ter a “certeza” que ele quer algo a mais... Algo ruim...(?)
Esta violência não só nos tirou a sensação de liberdade em andar pelas ruas como também a “inocência” de olhar para uma outra pessoa e não “julgá-la”...

0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home