.

20.4.07

Só...Solidão...Sentimentos


São exatamente 21:39 em uma sexta-feira e eu estou sozinha; “O que é estar só?” “É não ter alguém por perto?” “É não se sentir completa?” “É não estar perto de quem se quer?” “O que é solidão?”
São com estes questionamentos que começo hoje minha coluna,atrasada por sinal(desculpe). Estou me sentindo “só” e qual será o motivo? Será por que meus amigos cresceram e todos já tem compromissos e estão para casar? Por que meus pais não estão em casa e meu irmão saiu para ir a uma festa e me deixou em casa? Só, por que meu namorado está em outro país e nem sei quando vêm?Não volta porque ele não é daqui (um detalhe pequeno, passível de esquecimento. Será?). Sozinha, por que queria muito estar agora ouvindo uma música romântica misturada ao som da respiração dele enquanto repouso minha cabeça displicente em seu peito? Sozinha, por que eu queria conversar e não tem ninguém para me ouvir?
Sozinha,sozinha,sozinha...
Chico Buarque em um texto lindo diz que “(...)Solidão é quando nos perdemos de nós mesmos e procuramos em vão pela nossa alma”, será, Chico? Será que perdi minha alma e me sinto só por não saber onde procurá-la? Não sei, eu sempre me pego pensando sobre o sentido da solidão, se ela é mesmo momentânea ou é inerente ao ser humano? Hoje, neste exato momento, eu digo que à minha solidão vêm da falta que sinto de uma pessoa que mora do outro lado do mundo e que estou com necessidade de uma pessoa para conversar, porque está ausência dói, e muito. Então, o que me diria Chico? Iria dizer que eu me perdi? Sim, Chico eu me perdi; perdi minha alma porque ela se dividiu em duas e nesta divisão ficou a ausência entre nós. E isso soa clichê, indevidamente clichê.
Pra mim solidão é quando o peito rasga ardendo quando pensamos na pessoa ou nas pessoas que não estão por perto. É a música que toca ao fundo de um pensamento “longinco”, quando a cama é maior que ontem, quando a noite tem uma cor melancólica, quando a chuva bate na janela e as lágrimas molham o rosto. Solidão a meu ver,é quando já não conseguimos mais ficar calmos; a ansiedade se torna a alma gêmea que te acorda e te faz dormir todos os dias.

Para terminar esta reflexão tão pessoal deixo o texto “Solidão” que se faz tão presente nesta noite.


Solidão

Chico Buarque


Solidão não é a falta de gente para conversar, namorar, passear ou fazer sexo... Isto é carência!
Solidão não é o sentimento que experimentamos pela ausência de entes queridos que não podem mais voltar... Isto é saudade!
Solidão não é o retiro voluntário que a gente se impõe, às vezes, para realinhar os pensamentos... Isto é equilíbrio!
Solidão não é o claustro involuntário que o destino nos impõe compulsoriamente... Isto é um princípio da natureza!
Solidão não é o vazio de gente ao nosso lado... Isto é circunstância!
Solidão é muito mais do que isto...
Solidão é quando nos perdemos de nós mesmos e procuramos em vão pela nossa alma.

0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home